Composição corporal de energia e proteína de ovelhas da raça santa Inês aos 90 dias de gestação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar a composição corporal de ovelhas da raça Santa Inês gestantes através do peso do animal, proteína bruta, extrato etéreo e minerais. Foram utilizadas 14 ovelhas gestantes da raça Santa Inês. Para o grupo de animais que receberam restrição nutricional, foram retirados 15% das exigências de energia e proteína segundo o NRC. Os grupos foram divididos em restritos e não restritos e ovelhas com um e dois fetos. Aos 90 dias de gestação os animais foram sacrificados e analisados. Além do peso dos animais sem útero e sem glândula mamária foram realizadas as análises de matéria seca, proteína bruta (PB), extrato etéreo e cinzas. O peso em gramas do AISU (animal inteiro sem útero gravídico) e AISUG (animal inteiro sem útero gravídico e sem glândula mamária) foi maior para os animais sem restrição nutricional. O tipo de gestação alterou o peso dos animais quando feito em g/kg de peso de corpo vazio tanto para os AISU quanto para os AISUG. Ovelhas com um feto apresentaram maior peso. O peso do útero gravídico dos animais com dois fetos foi maior. A deposição de proteína e energia para os AISU e AISUG seguiu a mesma tendência, verificado no animal como um todo, possivelmente provocado pelos mesmos fatores que reduziram a deposição de proteína sobre o corpo de ovelhas com um feto e restritas nutricionalmente.
Palavras-chave
Referências
AGRICULTURAL RESEARCH COUNCIL (ARC) The nutrient requirements of farm livestock. London, 1980, 351 p.
GONZAGA NETO, S., SOBRINHO A. G. S., et al. Composição Corporal e Exigências Nutricionais de Proteína e Energia para Cordeiros Morada Nova. R. Bras. Zootec., v.34, n.6, p.2446-2456, 2005 (supl.)
NATIONAL RESEARCH COUNCIL - Nutrient requirement of sheeps: 6 ed. Washington: National Academy Press,1985. 99p
ROBINSON, J.J.; McDONALD, I.; FRASER, C. et al. Studies on reproduction in prolific ewes. 6. The efficiency of energy utilization for conceptus growth. Journal Agricultural Science Cambridge, v.94, p.331-338, 1980.
SILVA, D.J. e QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos (Métodos químicos e biológicos). 3. ed. Viçosa:UFV, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.