Avaliação bioeconômica de diferentes níveis de inclusão do farelo da amêndoa da castanha de caju em rações de leitões de 21 a 42 dias de idade

Luiz Euquerio de Carvalho, Marco Antonio de Magalhães Rodrigues, Rafael Carlos Nepomuceno, Thalles Ribeiro Gomes

Resumo


Foram utilizados 40 leitões de linhagem comercial, desmamados com 21 dias de idade, com o objetivo de avaliar o efeito bioeconômico de diferentes níveis de inclusão do farelo da amêndoa da castanha de caju (FACC) em rações de suínos de 21 a 42 dias de idade. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro tratamentos e cinco repetições e dois animais por parcela. Os tratamentos utilizados foram 0, 7, 14 e 21% de inclusão de FACC. Todas as rações foram isoprotéicas (22%) e isoenergéticas (3.265 kcal/kg EM). Os resultados levaram a concluir que a ração com o nível de inclusão de 7% de FACC apresentou-se como a de melhor avaliação bioeconômica.



Palavras-chave


alimento alternativo, suínos, viabilidade econômica

Referências


BARBOSA, H.P. et al. Triguilho para suínos nas fases de inicial de crescimento/crescimento e terminação. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, v.21, n.5, p.827-837, 1992.

BELLAVER, C. Sociedade Nacional de Agricultura - Artigos técnicos suínos. Dezembro de 1999. Ano 102, Número 631.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL Nutrient requirements of swine. 10 ed. Washington: National Academy Press, 1998, 189 p.

NUNES R. C. Efeito da retirada do Suplemento Micromineral Vitamínico da Ração sobre o desempenho, característica de carcaça e parâmetros sangüíneos de suínos na fase de terminação. Jaboticabal - SP 2000, 81p. Dissertação (Doutorado em Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, 2000).

SANTOS Jr., A.S. Utilização de farelo da amêndoa da castanha de caju (Anacardium ocindentale L.) em dietas de frangos de corte. Fortaleza, 1999 48 p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia, Universidade Federal do Ceará, 1999).


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.