Composição da Carcaça, Gorduras e do Sangue de Ovelhas Submetidas ou não a Restrição Nutricional
Resumo
Foram utilizados 14 animais da raça Santa Inês, não gestantes, alojados em gaiolas de metabolismo. Sendo destes 7 sob manejo restrito e 7 não restritos. As exigências nutricionais foram calculadas a partir do NRC (1985) obedecendo às recomendações para consumo de matéria seca, energia e proteína bruta. Para o grupo de animais que receberam restrição nutricional, foram retirados 15% das exigências em energia e proteína bruta. A dieta era composta por farelo de milho, farelo de soja, feno de Tifton picado e calcáreo. O sal mineral ofertado aos animais era específico para ovinos (Vacci-phós, Vaccinar). O processo de sacrifício dos animais seguiu as recomendações do comitê de ética em experimentação animal da UFMG. Foram realizadas as análises de matéria seca, energia, proteína bruta, extrato etéreo e cinzas. A quantidade de proteína em gramas e g/kg de PCVZ na carcaça foram maiores para os animais sem restrição nutricional, assim como a quantidade de água em g/kg de PV. Observa-se que a deposição de proteína e energia em g/kg de PCVZ e g/kg de PV no sangue foram maiores para os animais sem restrição. A quantidade de água em g/kg de PV na carcaça foi maior para os animais mantidos sem restrição. Não foram observadas diferenças estatísticas na composição química das gorduras.
Palavras-chave
Referências
AGRICULTURAL RESEARCH COUNCIL (ARC) The nutrient requirements of farm livestock. London, 1980, 351 p.
GERASEEV, LC. Influência da restrição alimentar pré e pós-natal sobre as exigências nutricionais, crescimento e metabolismo energético de cordeiros Santa Inês. Lavras, 2003.
HANKINS, O.G.; HOWE, P.E. Estimation of the composition of beef carcasses and cuts. Washington: USDA, 1946. (Technical Bulletin - USDA, 926).
HUIDOBRO, F.R., VILLAPADIERNA, A. Estudios sobre crecimiento y desarrollo en corderos de raza Manchega. Madrid, 1992. 191p. Thesis (Doctoral) - Facultad de Veterinaria, Universidad Complutense, 1992.
LODGE, G.A.; HEANEY, D.P. Energy cost of pregnancy in single and twin-bearing ewes. Canadian Journal Animal Science. v.53, p.479-489, 1973.
MOLETTA, J.L., RESTLE, J. Características de carcaça de novilhos de diferentes grupos genéticos terminados em confinamento. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.25, n.5, p.876-887, 1996.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL - Nutrient requirement of sheeps: 6 ed. Washington: National Academy Press, 1985. 99p
OLIVEIRA, A.N. Desempenho e características da carcaça de caprinos mestiços anglo nubiano, boer e caprinos sem padrão racial Definido mantidos em pastagem e em confinamento. Universidade Federal do Ceará.
SILVA, D.J.; QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos (Métodos químicos e biológicos). 3. ed. Viçosa:UFV, 2002.
SILVA, F.F. et al. Consumo, Desempenho, Características de Carcaça e Biometria do Trato Gastrintestinal e dos Órgãos Internos de Novilhos Nelore Recebendo Dietas com Diferentes Níveis de Concentrado e Proteína.RR. Bras. Zootec., v.31, n.4, p.1849-1864, 2002.
SOUSA, H.M.H. Composição corporal e exigências nutricionais de energia, proteína, cálcio e fósforo de caprinos da raça Alpina em crescimento. UFV, 1997.
Apontamentos
- Não há apontamentos.