Composição da Carcaça, Gorduras e do Sangue de Ovelhas Submetidas ou não a Restrição Nutricional

Monique Máximo da Fonseca e Silva, Gilberto Lima de Macedo Junior, Julia Lima Dias, Luigi Francis Lima Cavalcanti, Tulio Soares de Brito, Maria Izabel Carneiro Ferreira, Iran Borges, Wilma Gonçalves de Faria, Fernando Antônio de Sousa, Carlos Augusto Alanis Clemente

Resumo


Foram utilizados 14 animais da raça Santa Inês, não gestantes, alojados em gaiolas de metabolismo. Sendo destes 7 sob manejo restrito e 7 não restritos. As exigências nutricionais foram calculadas a partir do NRC (1985) obedecendo às recomendações para consumo de matéria seca, energia e proteína bruta. Para o grupo de animais que receberam restrição nutricional, foram retirados 15% das exigências em energia e proteína bruta. A dieta era composta por farelo de milho, farelo de soja, feno de Tifton picado e calcáreo. O sal mineral ofertado aos animais era específico para ovinos (Vacci-phós, Vaccinar). O processo de sacrifício dos animais seguiu as recomendações do comitê de ética em experimentação animal da UFMG. Foram realizadas as análises de matéria seca, energia, proteína bruta, extrato etéreo e cinzas. A quantidade de proteína em gramas e g/kg de PCVZ na carcaça foram maiores para os animais sem restrição nutricional, assim como a quantidade de água em g/kg de PV. Observa-se que a deposição de proteína e energia em g/kg de PCVZ e g/kg de PV no sangue foram maiores para os animais sem restrição. A quantidade de água em g/kg de PV na carcaça foi maior para os animais mantidos sem restrição. Não foram observadas diferenças estatísticas na composição química das gorduras.

 



Palavras-chave


Nutrição, ovino.

Referências


AGRICULTURAL RESEARCH COUNCIL (ARC) The nutrient requirements of farm livestock. London, 1980, 351 p.

GERASEEV, LC. Influência da restrição alimentar pré e pós-natal sobre as exigências nutricionais, crescimento e metabolismo energético de cordeiros Santa Inês. Lavras, 2003.

HANKINS, O.G.; HOWE, P.E. Estimation of the composition of beef carcasses and cuts. Washington: USDA, 1946. (Technical Bulletin - USDA, 926).

HUIDOBRO, F.R., VILLAPADIERNA, A. Estudios sobre crecimiento y desarrollo en corderos de raza Manchega. Madrid, 1992. 191p. Thesis (Doctoral) - Facultad de Veterinaria, Universidad Complutense, 1992.

LODGE, G.A.; HEANEY, D.P. Energy cost of pregnancy in single and twin-bearing ewes. Canadian Journal Animal Science. v.53, p.479-489, 1973.

MOLETTA, J.L., RESTLE, J. Características de carcaça de novilhos de diferentes grupos genéticos terminados em confinamento. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.25, n.5, p.876-887, 1996.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL - Nutrient requirement of sheeps: 6 ed. Washington: National Academy Press, 1985. 99p

OLIVEIRA, A.N. Desempenho e características da carcaça de caprinos mestiços anglo nubiano, boer e caprinos sem padrão racial Definido mantidos em pastagem e em confinamento. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, D.J.; QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos (Métodos químicos e biológicos). 3. ed. Viçosa:UFV, 2002.

SILVA, F.F. et al. Consumo, Desempenho, Características de Carcaça e Biometria do Trato Gastrintestinal e dos Órgãos Internos de Novilhos Nelore Recebendo Dietas com Diferentes Níveis de Concentrado e Proteína.RR. Bras. Zootec., v.31, n.4, p.1849-1864, 2002.

SOUSA, H.M.H. Composição corporal e exigências nutricionais de energia, proteína, cálcio e fósforo de caprinos da raça Alpina em crescimento. UFV, 1997.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.