Taxa de passagem durante a gestação simples ou gemelar de ovelhas santa inês submetidas ou não à restrição alimentar
Resumo
O objetivo desse trabalho foi determinar o efeito do consumo e digestibilidade nas taxas de passagem da digesta de ovelhas Santa Inês recebendo dieta restrita ou não, nos terços médio e final da gestação de um ou dois fetos. Foram utilizados 16 animais da raça Santa Inês, gestantes. As exigências nutricionais dos animais foram calculadas a partir do NRC (1985) obedecendo às recomendações preditas para consumo de matéria seca, energia (nutrientes digestíveis totais, NDT) e proteína bruta (PB). Para o grupo de animais que receberam restrição nutricional, foram retirados 15% das exigências em energia (NDT) e proteína bruta. O consumo de matéria seca foi maior para os animais ao final da gestação, os quais apresentaram maior taxa de passagem ruminal. A restrição nutricional reduziu o consumo dos animais com um feto e verifica-se que os animais com um feto no terço médio tiveram maior tempo de retenção no rumem. As ovelhas com gestação dupla não e dieta não restrita diminuíram 16,6% no tempo de retenção no rúmen-retículo com o avanço da gestação. A restrição em proteína e energia imposta às ovelhas gestantes acarretou em menores ingestões de matéria seca. A taxa de passagem aumenta com o avanço da gestação independentemente do número de fetos e do manejo nutricional.
Palavras-chave
Referências
ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS. Official methods of analysis. 13ed., Washington, 1980, 1015p.
ELLIS, W.C., MATIS, J.H.; HILL, T.M.; et al. Methodology for estimating digestion and passage kinetics of forages. IN: G. C. FAHEY, JR. (ED.) PROC. NATL. CONF. ON FORAGE QUALITY, EVALUATION, AND UTILIZATION. Am. Soc. Agron. Inc. Madison, p. 682–756. 1994.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL - Nutrient requirement of sheeps: 6 ed. Washington: National Academy Press, 1985. 99p
SAS INSTITUTE. SAS System for Windows. Version 8.0. Cary: SAS Institute Inc. 1999. 2 CDROMs.
URESTE, M. E. Ingestión de alimento, digestibilidad y cinética de tránsito en ovino lechero. Estudio comparativo entre ovejas Manchega y Lacaune, 2001, 133f. Tese (Doutorado) -Universidade Autónoma de Barcelona. Barcelona.
Apontamentos
- Não há apontamentos.