Efeito da idade de corte sobre a produção de matéria verde do capim angola (Brachiaria mutica (fosk.), stapf.), em período de estiagem1

Michel Lopes Silva, José Edmar de Lira, Paulo Vanderlei Ferreira, Rosa Cavalcante Lira, Edgenes Vital Costa, Hugo Batista Lima, José Antonio da Silva Madalena

Resumo


O presente trabalho foi realizado na Unidade Acadêmica Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, localizada na BR 104, Norte, km 85, Rio Largo-AL região da zona da mata, no período de Janeiro a Março de 2008 e objetivou avaliar o efeito da estiagem sobre a produtividade do capim Angola. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados com 6 tratamentos, representados pelas idades vegetativas de 35, 42, 48, 56, 63 e 70 dias e 4 repetições. Foi realizado um corte de uniformização aos 45 dias e os cortes de avaliação feitos em parcelas de 5 m2, utilizando-se um avaliador de 1m2 de área. As médias variaram de 3.565 a 7.165 kg/ha entre 35 e 70 dias. Houve diferença significativa, no nível de 1% de probabilidade, para as regressões linear, quadrática e cúbica e do quarto grau, indicando que a equação de 4º grau explica o aumento da produção de matéria verde em função das idades vegetativas. Não houve diferença significativa, no nível de 5% de probabilidade, para a regressão de 5º grau, indicando que a relação entre produção de matéria verde e idades vegetativas é determinada apenas pela equação de 4º grau. A produtividade de matéria verde do capim Angola mostrou-se compatível com as condições de solo e estresse hídrico a que foi submetido, permanecendo vivo e produzindo. A produção de 7.165 kg/ha de M/verde, aos 70 dias mostra a viabilidade do capim Angola em regiões de baixos índices pluviométricos, apresentando resposta positiva e produtivamente bem.


Palavras-chave


área útil, avaliação, uniformização.

Referências


CARVALHO, M.M.; CRUZ FILHO, A.B. Estabelecimento de pastagem. Coronel Pacheco EMBRAPA-CNPGL, 46p 1985. (EMBRAPA-CNPGL. Circular técnica, 26).

DOORENBOS, J., KASSAM, A. H.. Efeito da água no rendimento das culturas. Campina Grande: UFPB, 306p. (UFPB. Estudo – FAO - Irrigação e Drenagem, 33). 1994.

LEVITT, J. Water stress. In: Responses of plants to environmental stresses. New York: Academic Press, p.322-1972.

LIRA, J. E. Efeito da idade de corte sobre a produtividade de proteína bruta do capim angola (brachiaria mutica (fosk.), stapf.), sob irrigação. Revista Ciência Agrícola. Rio Largo-AL. (no prelo)

PUPO, N.I.H. Manual de pastagem e forragens-formação, conservação e utilização. Campinas, SP, Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 342 p. 1979.

SOUTO S.M. ARONOVICH S. TOLERÂNCIA À SECA EM FORRAGEIRAS TROPICAIS–ASPECTOS AGRONÔMICOS E MICROBIOLÓGICOS Pesquisa


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.