Efeito bioeconômico de diferentes níveis de inclusão do farelo da amêndoa da castanha de cajú sobre o desempenho de leitões na fase de crescimento
Resumo
Foram utilizados 32 leitões machos castrados de linhagem comercial para avaliar o efeito bioeconômico de diferentes níveis de inclusão do farelo da amêndoa de castanha de caju (FACC) em rações de suínos na fase de crescimento (70 a 104 dias de idade). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro tratamentos e quatro repetições/ tratamento e um animal por parcela. Os tratamentos foram (0; 6; 12 e 18%) de inclusão de FACC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de 12% de inclusão de FACC foi o que apresentou melhor resposta bioeconômica para leitões de 70 a 104 dias de idade.
Palavras-chave
Referências
CASTAGNA, C. D.; LOVATTO, P. A.; QUADROS, A. R. B. Níveis de aminoácidos na dieta de suínos machos inteiros dos 25 aos 70 kg. Ciência Rural, v. 29, n. 1, p. 117-122, 1999.
ROSTAGNO, H. S.; ALBINO, L. F. T.; DONZELE, J. L.; GOMES, P. C.; FERREIRA, A. S.; OLIVEIRA, R. F.; LOPES, D. C. Tabelas Brasileiras para aves e suínos; composição de alimentos e exigências nutricionais. Viçosa – MG: UFV, Imprensa Universitária, 2000. 141p.
SANTOS JR., A. S. Utilização de farelo da amêndoa da castanha de caju (Anarcadium occidentale L.) em dietas de frangos de corte. 1999. 48p. Dissertação(Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Apontamentos
- Não há apontamentos.