Metabolizabilidade aparente da proteína e da energia do farelo da raiz de mandioca para frangos de corte nas fases inicial e crescimento
Resumo
Objetivou-se determinar o valor da matéria seca, proteína e energia metabolizável aparente do farelo da raiz de mandioca para frangos de corte nas fases inicial e crescimento. 60 frangos de corte, machos da linhagem Ross, selecionados individualmente por peso, nos períodos de 10 a 20 dias de idade (Experimento 1) e de 22 a 32 dias de idade (Experimento 2), foram utilizados. Em cada gaiola metabólica, foram alojadas cinco aves, correspondendo à unidade experimental. Os tratamentos foram constituídos por duas rações: padrão e teste, com seis repetições. A ração padrão foi formulada à base de milho, farelo de soja, óleo de soja, fosfato bicálcico, calcário, sal, suplemento vitamínico e mineral, para atender as exigências nutricionais dos animais em cada fase experimental. A ração teste foi constituída de 70% da ração padrão acrescida de 30% de farelo da raiz da mandioca. O farelo da raiz da mandioca para frangos de corte nas fases inicial e crescimento possui respectivamente 0,43% e 0,31% de proteína bruta metabolizável aparente e 1.921,78 kcal/kg e 2.301,42 kcal/kg de energia metabolizável aparente.
Palavras-chave
Referências
BARBOSA, F.J.V. Desempenho, metabolismo e avaliação de carcaça de frangos de corte submetidos a diferentes níveis de energia metabolizável em Teresina, Piauí. 2003. 83f. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Piauí, Teresina.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, 2005.
MATTERSON, L.D, POTTER, L. M. STUTZ, N.W. The metabolizable energy of feeds ingredient forchickens. Storrs: University of Connecticut – Agricultural Experiment Station. 11p. (Research Report, 7). 1965.
ROSTAGNO, H.S. ALBINO, L.F.T. DONZELE, J.L et al. Tabelas brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências nutricionais. Viçosa:UFV, Departamento de Zootecnia, 2005. 2 ed. 186p.
SILVA, D. J; QUEIROZ, A. C. Análise de alimentos: (métodos químicos e biológicos). Viçosa: Imprensa Universitária, 3.ed. 2002. 235 p.
SOUSA, L. S.; FIALHO, J. F. Mandioca na Alimentação Animal. Embrapa Mandioca e Fruticultura. Disponível em: . Acesso em: 10 de out. de 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.